A Igreja nos ensina que “A reserva do Corpo de Cristo para
a Comunhão dos enfermos criou entre
os fiéis o louvável costume de se recolherem em oração
para adorar Cristo realmente presente no
Sacramento conservado no sacrário.
Recomendada pela Igreja aos Pastores e fiéis, a
adoração do
Santíssimo é uma alta expressão da relação existente
entre a celebração do sacrifício do Senhor e a
sua presença permanente na Hóstia Consagrada”(cf. De
sacra Communione, 79-100; Ecclesia de
Eucharistia, 25; Mysterium fidei; Redemptionis
Sacramentum, 129-141).
Sobre este ponto assim se
expressa o Romano Pontífice em sua Exortação Apostólica
Pós-sinodal, Sacramentum Caritatis, nº
66:
“De fato, na Eucaristia, o Filho de Deus vem ao nosso
encontro e deseja unir-Se conosco; a
adoração eucarística é apenas o prolongamento visível
da celebração eucarística, a qual, em si
mesma, é o maior ato de adoração da Igreja: receber a
Eucaristia significa colocar-se em atitude
de adoração d'Aquele que comungamos.

Precisamente assim, e somente assim, é que nos tornamos
um só com Ele e, de algum modo, saboreamos
antecipadamente a beleza da liturgia celeste. O ato
de adoração fora da Santa Missa prolonga e intensifica
aquilo que se fez na própria celebração
litúrgica.
Com efeito, “somente na adoração pode maturar um
acolhimento profundo e verdadeiro.
Precisamente neste ato pessoal de encontro com o Senhor
amadurece depois também a missão
social, que está encerrada na Eucaristia e deseja romper as
barreiras, não apenas entre o Senhor e
nós mesmos, mas também, e sobretudo, as barreiras que
nos separam uns dos outros”. Portanto,
“O permanecer em oração diante do Senhor vivo e
verdadeiro no santo Sacramento amadurece
nossa união com ele: dispõe-nos para a frutuosa
celebração da Eucaristia e prolonga as atitudes de
culto por ela suscitadas”(Ano da Eucaristia.
CAP. DO SS.MO. SÃO MIGUEL.
POR ISSO MEUS IRMÃOS,
PROCUREM
HOJE, UMA IGREJA PARA FAZER
SUA
ADORAÇÃO, AO SENHOR DE
NOSSAS
VIDAS PRESENTE NA SANTA
EUCARISTIA.

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